22 06 IH notícias superEst 1

A Superest é uma parte da estrutura da reitoria voltada especificamente às políticas estudantis, que visam a permanência com qualidade das/os estudantes e que foram conquistadas através de décadas de lutas do ME (movimento estudantil). Recentemente, a Superintendência tem buscado expandir sua atuação para além da assistência a situações de aguda vulnerabilidade de alunas/os de graduação. Entendemos que as políticas estudantis devem ter por objetivo garantir um ambiente acessível e de acolhimento, participação, diversidade, debate, bem-estar e permanentemente em combate a todas as formas de violência e opressão. Uma parte de nosso trabalho é a implementação do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), uma política de caráter nacional. Os recursos destinados a este programa tem estado muito aquém das necessidades e ainda foram reduzidos para 2017. São quase totalmente destinados ao pagamento de bolsas. Procuramos, no entanto, tanto pela utilização de recursos do orçamento geral da Universidade, quanto pela articulação de suas estruturas, impulsionar nossos propósitos. As políticas que construímos são não apenas voltadas para as/os estudantes, elas são também elaboradas, discutidas e pactuadas com vocês, através tanto de seus representantes eleitos em diversas comissões (a exemplo da CAE, comissão de Assistência Estudantil do Conselho Universitá-rio), como no diálogo direto e cotidiano que desenvolvemos nas diferentes frentes. Apostamos numa Universidade profundamente democrática, em que todas/os possam realizar seus sonhos e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção do conhecimento a serviço das maiorias sociais e dos povos.

Contato:

COORDENAÇÃO SUPEREST
E-mail: superest@superest.ufrj.br
Endereço: Sala 1 da Decania do CCMN – Cidade Universitária

Entenda mais sobre a SuperEst clicando aqui.
Confira o site: www.superest.ufrj