Informes

A Lei nº 13.460, de 26 de Junho de 2017, de Proteção e Defesa do Usuário de Serviços Públicos, entrou em vigor e se traduz em mais um mecanismo de acesso cidadão aos serviços públicos. Ela estabelece normas básicas para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública. É, portanto, mais um marco legal para a transparência, o aperfeiçoamento, a eficácia e o controle desses serviços. É, também, um instrumento que viabiliza a participação cidadã e contribui para dar efetividade aos direitos daqueles que se relacionam com as instituições públicas.

A nova lei aplica-se à administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e subsidiariamente aos serviços públicos prestados por particular. Prevê alguns direitos básicos ao usuário dos serviços: urbanidade, respeito, acessibilidade e cortesia no atendimento, proibindo qualquer tipo de discriminação.

Estabelece que o atendimento deve ser feito por ordem de chegada, ressalvados os casos de urgência e as prioridades asseguradas por lei. A autenticação de documentos é realizada pelo próprio agente público, à vista dos originais apresentados pelo usuário, ficando vedada a exigência de reconhecimento de firma, salvo em caso de dúvida de autenticidade. Determina, ainda, para impedir qualquer ruído de comunicação, o uso de linguagem adequada, acessível, simples e compreensível, evitando-se o uso de siglas, jargões e estrangeirismos.

Bastante relevante é a previsão legal de aplicação de soluções tecnológicas que visam à simplificação de processos e procedimentos de atendimento ao usuário e pretendem propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações. A UFRJ está comprometida com essa possibilidade!

Disponibilizamos, neste portal eletrônico, a Carta de Serviços ao Usuário da UFRJ, reafirmando o nosso compromisso, entre outras ações, de dar publicidade a informações sempre atualizadas sobre os serviços prestados e formas necessárias de acessá-los, requisitos, documentos, mecanismos de comunicação com os usuários, conforme estabelecido pelo Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.

Entendemos que esse é mais um serviço da UFRJ que dignifica a cidadania, amplia a sua comunicação com a sociedade e, ao mesmo tempo, contribui para concretizar a sua função social, tornando-a mais acessível e inclusiva.

E-mail institucional:

Abertura de Chamado TIC (setor de Informática da UFRJ)

  • Os atendimentos feitos pela TIC são abertos preferencialmente pelo site https://suporte.tic.ufrj.br e também pelo e-mail atendimento@tic.ufrj.br 
  • Qualquer serviço relacionado a serviços de instalação ou manutenção de telefonia, internet e equipamentos de informática devem ser registrados no sistema de suporte da TIC. Conforme a situação descrita, a solicitação será direcionada à equipe correspondente da TIC. Todos os pedidos do sistemas são visualizados e gerenciados pela TIC na Cidade Universitária (Ilha do Fundão).
  • Este serviço de atendimento é somente para funcionários da UFRJ.
  • É necessário ter um endereço válido e atualizado de e-mail institucional. Se o usuário não se lembra do e-mail ou da senha, solicite a recuperação do acesso conforme instruções no tópico anterior.
  • O sistema criará um Número de Ticket que será enviado para o e-mail fornecido. O acompanhamento da chamada poderá ser feito através do link enviado para o e-mail.
  • O usuário deve selecionar qual o assunto referente à chamada; o sistema pedirá as informações de nome do solicitante, local, telefone e descrição do problema. Pedimos que sejam informados também os dias e horários em que haverá funcionários no local para que o técnico da TIC possa realizar o atendimento.
  • Para chamar especificamente os técnicos situados no prédio, selecionar o assunto "Suporte e Manutenção" (para os casos de problemas nos equipamentos ou problemas de internet).
  • O solicitante receberá uma resposta no e-mail utilizado para o pedido, com um link de acesso direto ao ticket criado, onde poderá acompanhar o atendimento e interagir com a TIC.

Preenchimento do formulário no site da TIC:

Tópico de Ajuda: Escolha uma das opções da lista.
Telefone: Preencher preferencialmente com o ramal da UFRJ.
e-mail alternativo: e-mail que esteja funcionando para a TIC entrar em contato.
Título: Descreva a sua solicitação, o problema enfrentado por meio de palavras-chave que identifiquem o problema e/ou local. Exemplos: PC 0987 não está ligando; Recuperação de senha do e-mail xxx@historia.ufrj.br; Recuperação de acesso ao e-mail institucional; Falta de internet nos PCs da sala x do Gabinete do Reitor; Atualização do Java no PC 1234.
Abaixo do campo Titulo, há um campo para descrever detalhadamente o problema.
Descrição detalhada do problema: Exemplo: Não estou conseguindo imprimir na impressora X. A impressora X está conectada via cabo USB no computador número 5678 e compartilhada com meu computador. Outros colegas conseguem imprimir nela, só eu que não. No entanto, consigo imprimir na impressora Y, conectada no computador número 8765. Exemplo: O(a) professor(a) NOME COMPLETO, SIAPE nº XXXXXXX não se recorda de seu e-mail institucional, nem de sua senha. Poderiam recuperar estas informações, por favor?

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