Notícias

grade2024 1Grade horária 2024.1. Clique aqui. Divulgada em 23/02/2024.

PSS2023 Africa peqOs interessados em participar do processo seletivo deverão acompanhar a página oficial da Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ (PR-4) e esta página do Instituto de História.

Página oficial da PR-4

Edital: Edital nº 1.275, de 16 de outubro de 2023.

Normas Complementares: Clique aqui.

Quantidade de vagas: 1 vaga

Inscrições: Entre as 10 horas do dia 17 de outubro de 2023 e as 17 horas do dia 20 de outubro de 2023, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição aqui nesta página (inscrições encerradas) e enviar a documentação no formato indicado nas Normas Complementares e da forma indicada no formulário de inscrição.

Informações: substitutoafrica@gmail.com 

Resultado inscrições

Candidatos aprovados na 1a etapa

Aprovados na prova escrita - Horários da prova didática

Resultado Final
Ata
Mapa final com notas

concurso-adjunto-a-2024Página oficial do concurso com edital e outras informações - clique aqui.
Inscrições: entre as 10 horas do dia 26 de março de 2024 e as 23 horas e 59 minutos do dia 09 de maio de 2024 (horário oficial de Brasília)
Vagas: 1 para História Contemporânea, 1 para História do Brasil e 1 para Teoria e Metodologia da História.

Nota-de-falecimento-2023-peqRio de Janeiro, 14 de agosto de 2023.

NOTA DE PESAR

É com grande tristeza que a direção do Instituto de História comunica o falecimento do Professor Emérito José Murilo de Carvalho.

Mestre de várias gerações, José Murilo conseguiu aliar uma produção historiográfica da maior importância acerca da história do Brasil imperial e republicano com uma participação extremamente significativa no debate político contemporâneo. Pelas instituições por que passou, deixou sempre a marca do pesquisador e formador de quadros que se espalham hoje pelo Brasil e pelo exterior. Na UFRJ não foi diferente. Sua atuação, tanto na Pós quanto na Graduação, foi essencial para garantir a atual excelência do nosso Instituto. Professor generoso e atento, sua emerência contou com um abaixo-assinado dos alunos com centenas de assinaturas, fato sem dúvida singular no meio acadêmico. Como legado ficam não só suas obras como as lembranças que semeou em todos os que com ele conviveram.

Por essas razões, a direção do Instituto de História solidariza-se com a viúva, nossa querida colega Norma Côrtes, toda a família e os amigos nesse momento de profunda tristeza.

Cordialmente,

Antonio Carlos Jucá de Sampaio
Diretor do Instituto de História - UFRJ

Topo