Douglas GonçalvesO trabalho apresentado pelo discente Douglas Gonçalves foi escolhido, sob aplausos e unanimemente, como o logo oficial das celebrações dos oitenta anos do curso de História. A premiação do vencedor aconteceu no dia 27 de março de 2019, na aula inaugural do IH-UFRJ. Como prêmio, o aluno recebeu por volta de 40 livros, dentre os quais destacam-se:

- Dicionário da Escravidão e Liberdade, por Flávio Gomes e Lília Schwartz (org)
- A Construção da Ordem; Teatro das sombras, por José Murilo de Carvalho
- Coleção O Brasil Colonial, por João Fragoso e Maria de Fátima Gouvêa (org)
- Ditadura, Anistia e transição política no Brasil, por Renato Lemos
- 1968 - 40 anos depois: história e memória, por Carlos Fico e Maria Paula Araújo (org)
- Democratização, memória e justiça de transição nos países lusófonos, por Maria Paula Araújo e Antônio Costa Pinto (org)
- Corpo: sujeito político, por Marta Mega, Lise Sedrez e William Martins (org)

Clique aqui para fazer o download das diferentes versões da imagem (P&B, colorido, etc.).

A Direção do IH solicita que, durante o ano corrente de 2019, o logo seja utilizado em todas as publicações acadêmicas, cartazes e documentos oficiais do Instituto de História.