cais-do-valongoO dossiê de candidatura do Cais do Valongo a Patrimônio Cultural da Humanidade, apresentado pelo IPHAN à UNESCO, foi escrito por quatro profissionais de diferentes áreas: José Pessoa (arquiteto, Escola de Arquitetura e Urbanismo - UFF); Milton Guran (Coordenador do grupo, antropólogo, Laboratório de História Oral e Imagem - UFF); Monica Lima (historiadora, Instituto de História -UFRJ); e Rosana Najjar (arqueóloga, IPHAN). Esse grupo coordenou uma equipe de pesquisadores que identificou e colheu fontes, elaborou mapas e produziu registros fotográficos e entrevistas. Ao longo da redação do dossiê, as diversas versões do texto foram submetidas a um Conselho Consultivo formado por representantes das diferentes esferas de governo (municipal, estadual e federal) em seus organismos de patrimônio, além de importantes estudiosos do tema, intelectuais e militantes. O resultado do trabalho trouxe não só o reconhecimento internacional, como também recebeu elogios dos representantes de diferentes países na reunião da UNESCO em Cracóvia, em 09 de julho de 2017. Vale ressaltar que, nessa ocasião, as delegações do Cazaquistão, Finlândia, Jamaica, Polônia, Tanzânia e Zimbábue agradeceram de forma enfática ao Brasil por ter levado essa candidatura e iluminado essa história para o mundo.

Confira o dossiê aqui