História Antiga

Doutor | Adjunto | Curriculum Lattes
E-mail: dvgaia@hotmail.com

É Professor de História da antiguidade romana no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 2014). É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Foi antigo professor de História Antiga das Universidades Federais de Pelotas e do Pampa (de 2010 a 2014). Em 2013, concluiu seu doutorado em História econômica e social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e em História Social pela (USP), sob a orientação de Jean-Michel Carrié e de Norberto Guarinello e coorientação de Jean Andreau. Em 2009, concluiu seu mestrado em História Econômica e Social pela EHESS, sob a orientação de Jean Andreau. Em 2007, concluiu a graduação em História pela Universidade de Paris VIII (com diplomas revalidados pela USP). Em 2003, iniciou seus estudos em História na Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação de Renata B. Venturini. Atualmente, é coordenador da área de História Antiga da UFRJ (desde 2014) e do Laboratório de História Antiga - LHIA (desde 2014). É membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR/USP) e do Espaço Interdisciplinar de estudos da Antiguidade (ATRIUM/UFRJ). Desenvolve seu projeto de pesquisa e extensão sobre História econômica e social do mundo romano, entre os séculos III a.C. e VI d.C. Além de História econômica e social, também orienta, no quadro das atividades do Laboratório de História Antiga da UFRJ, pesquisadas ligadas à antropologia, gênero, história da arte, do direito, da cultura, das religiosidades e militar do mundo romano.

Doutor | Titular | PPGHC | Curriculum Lattes
E-mail: fslessa@uol.com.br 

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Associado nível 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Laboratório de História Antiga e ao Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História da UFRJ e ao Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas (PPGLC) da Faculdade de Letras da UFRJ. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Laboratório de História Antiga (UFRJ), Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (UFF), ATRIUM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (UFRJ) e ARCHAI: As Origens do pensamento Ocidental (UnB). É membro colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de História, com ênfase em Grécia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Gênero e Relações de Poder, Feminino e Masculino em Atenas, Construção de Identidades e Alteridades na Pólis, Práticas Corporais Gregas e Práticas Esportivas na Grécia Antiga. Foi o primeiro diretor do Instituto de História da UFRJ, no período de janeiro de 2011 a julho de 2016.

Doutora | Adjunta | Curriculum Lattes
E-mail: lorenalopes85@gmail.com 
Professora Adjunta de História Antiga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora (2016), mestre (2012) e licenciada (2009) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o doutorado sob orientação do Prof. José Antonio Dabdab Trabulsi, com período de doutorado-sanduíche de um ano (2015) sob a orientação do Prof. François Hartog, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - Paris), bem como um ano (2013-2014) de estágio doutoral sob a orientação do Prof. Pierre Ellinger, na Université Paris VII - Denis Diderot. No doutorado, pensou o herói grego e sua recepção, em contextos de guerra, examinando os usos do passado na tragédia grega e no romance francês. No mestrado, sob orientação da Profa. Heloísa Starling, investigou as relações entre história e literatura a partir do Grande Sertão: Veredas. Atualmente, dá continuidade à pesquisa sobre sobre o herói grego e os procedimentos de recepção e resposta à tradição heroica grega na literatura de João Guimarães Rosa. Atua na área de História Antiga; Estudos de recepção; Historiografia Antiga; Virada Linguística. Interessa-se pelas relações entre História e Ficção; Historiografia Antiga; Literatura e língua grega; Literatura Brasileira. Participa de: Laboratório de História Antiga (Lhia - UFRJ); Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado (UFPR/ UNIFESP); International Network for Theory of History (INTH); Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH); Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos (NIET). (Texto informado pelo autor)

Doutora | Titular | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: martamega@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), doutorado em História Social (2000) e pós-doutorado na área de Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2007). Desde 1997 é professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em História Social e também no Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional. Com especialização na área da História Antiga grega, atua em pesquisas de História do Gênero e História social das mulheres; história comparada do pensamento político; política e sociedade no mundo grego antigo; historiografia e teoria da História.

Doutor | Adjunto | Curriculum Lattes
E-mail: ito_pedro@hotmail.com

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo realizado Pesquisa de Doutorado "Sanduíche" por 1 ano na Universidade de Manchester (Inglaterra) e Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2018, desenvolve, com o apoio da CAPES, seu Pós-Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Possui Mestrado em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) tendo contado com bolsas de pesquisa do CNPq ao longo de todo o período de Mestrado e Doutorado. É graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo sido monitor-bolsista da disciplina História Antiga ao longo de 2 anos. No passado, atuou como Professor-Tutor no consórcio UNIRIO-CEDERJ na Licenciatura de História (EAD) e na Escola de Português do Middlebury College (Vermont, EUA). Possui experiência na área de História Antiga e ênfase nos seguintes temas: Arqueologia Funerária e seus usos para o estudo da Antiguidade, processos de construções de identidades e alteridades, estudo de cultura material, sociedades "Celtas", Antiguidade clássica e Idade do Ferro na Europa e nas Ilhas Britânicas. (Texto informado pelo autor)

Doutora | Associada | ProfHISTÓRIA | Curriculum Lattes
E-mail: rmbustamante@terra.com.br

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ (1983), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ (1990) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense / UFF (1998). Atualmente, é Professora Associada da UFRJ, vinculada ao Instituto de História, sendo docente dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em História e Curso de Mestrado Profissional de Ensino de História do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PPGEH) em rede nacional / ProfHistória. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Laboratório de História Antiga (UFRJ), Laboratório de Estudos do Império Romano (USP, UFOP, UFES, UFG, UNESP Franca, UFRB e UFRJ), grupo ATRIVM (Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade) do Departamento de Letras Clássicas / UFRJ e Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFMG e UFRJ). Co-editora científica da Revista Phoînix (ISSN 1413-5787). Atua na área de História Antiga, com ênfases em: Antiguidade Romana, desenvolvendo pesquisa em África Romana, identidade/alteridade e imagética, e Ensino de História, particularmente em Educação Patrimonial, documentos e o seu uso na produção e no ensino do conhecimento histórico escolar.

Topo