Professores Permanentes do IH-UFRJ

Doutora | Associada | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: andreacn.bh@terra.com.br

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é professora de História do Brasil Republicano e História da Arte da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, história cultural, história das cidades, história do brasil contemporâneo e história da arte.

Doutora | Titular | PPGHC | Curriculum Lattes
E-mail: andreiafrazao@terra.com.br

Concluiu o doutorado em Historia Social pela UFRJ em 1996. É Professora Titular do Instituto de História da UFRJ, atuando nos cursos de Graduação em História e Gastronomia e no Programa de Pós-graduação em História Comparada. Com a professora Leila Rodrigues da Silva e Paulo Duarte Silva, é coordenadora do Programa de Estudos Medievais (PEM) da UFRJ. Foi agraciada em 2015 com a Bolsa Cientista de Nosso Estado, financiada pela Faperj. É autora de artigos publicados em periódicos especializados, de trabalhos completos em anais de eventos, de capítulos de livros e de livros, entre obras de sua autoria ou organizadas. Possui ampla produção técnica. Orienta teses de doutorado, dissertações de mestrado, pesquisas de iniciação cientifica, bolsistas de extensão e trabalhos de conclusão de curso de graduação. Atua na área de historia medieval, com ênfase em Historia Comparada e Estudos de Gênero Pós-estruturalistas. Suas principais temáticas de pesquisa são a hagiografia medieval, o fenômeno da santidade, a Igreja papal, as práticas da religiosidade, a espiritualidade laica, os discursos de gênero, os centros de produção intelectual, o corpo, e os textos normativos, privilegiando como recorte espaço-temporal as penínsulas ibérica e itálica nos séculos XI ao XIII.

Doutor | Associado | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: acjuca@gmail.com

Possui graduação em História (1990), mestrado em História (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000). Ganhou o prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa em 2001. Foi Professor da Universidade Federal de Ouro Preto entre 1996 e 2004 e atualmente é professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ de 2010 a 2012. É Editor Chefe de Topoi, Revista de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Antigo Regime, História Econômica, Império português e elite mercantil.

Doutora | Adjunta | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: biacatao@openlink.com.br

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000), com bolsa sanduíche em História pela Universidade de Coimbra. Realizou Pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais/ Universidade de Lisboa (2014). Atualmente é professor associado de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa/ensino na área de História, com ênfase em História Moderna e História da Colonização Portuguesa. As áreas de interesse são: práticas religiosas e sociais no espaço colonial português (séculos XVI- XVIII); Festas, cerimônias e rituais da Igreja Católica, Monarquia e oficiais mecânicos. Pesquisa e orienta principalmente nos seguintes temas: festas, irmandades, capelas, culto dos santos e religiosidades.

Doutor | Titular | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: carlos_fico@uol.com.br

É bacharel em história pela UFRJ (1983), mestre em história pela UFF (1989), doutor em história pela USP (1996), onde também fez um estágio de pós-doutoramento em 2006/2007. É Professor Titular de História do Brasil da UFRJ e pesquisador do CNPq. Dedica-se ao ensino de teoria e metodologia da história e de história do Brasil republicano e desenvolve pesquisas para a história dos seguintes temas: ditadura militar no Brasil e na Argentina, historiografia brasileira, rebeliões populares no Brasil republicano e história política dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Criou o Centro Nacional de Referência Historiográfica na UFOP, juntamente com Ronald Polito, e coordenou o Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ entre 2002 e 2006. Foi “Cientista do Nosso Estado” da FAPERJ entre 2003 e 2006. Recebeu o Prêmio Sergio Buarque de Holanda de Ensaio Social da Biblioteca Nacional em 2008. É o Coordenador da Área de História da Capes até março de 2018.

Doutor | Associado | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: ziller@historia.ufrj.br

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica (1983), mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (1988), mestre em Filosofia, Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1991), e doutor em Filosofia, Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência moderna, história da Companhia de Jesus, história política de Portugal.

Doutor | Adjunto | Curriculum Lattes
E-mail: 

Bacharel e Licenciado em História (1994/1995) pela UFRJ e Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Política (2000) da UERJ. Doutor em História Indígena pela ESS/UFRJ (2009). Professor de História Regional e Populações Indígenas da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, de 2011 até 2017. Professor de História do Brasil no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro/IH-UFRJ, a partir de 2018. Mestre em Direito e Multiculturalismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI - Santo Ângelo/RS. Pós-doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ. Produz pesquisas nos seguintes temas: memória - ferroviários e ferrovia, ensino de História e História do Brasil, etnicidades, sociedades índigenas e afrodescendência - educação especial, políticas públicas - Direito, etnodireito e etnodesenvolvimento - Gênero, Cidadania e relações sócio-econômicas.

Doutora | Associada | Curriculum Lattes
E-mail: claradegoes@uol.com.br

Possui graduação em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história, psicanálise, teatro, dramaturgia. É psicanalista membro de Escola de Psicanálise Letra Freudiana.

Doutor | Adjunto |PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: c.pinheiro.ufrj@gmail.com

Minha trajetória profissional está marcada pela transitividade disciplinar – entre História, Antropologia e Sociologia – e por trânsitos geográficos entre contextos pós-coloniais, especialmente conectando Brasil, sudeste asiático e África. Um dos principais focos de minha agenda reside na investigação sobre colonialismo, pós-colonialismo e aspectos da institucionalização do poder, comparando diferentes contextos do Sul Global. Minha atuação como pesquisador se complementa por um compromisso com a docência, a divulgação científica e a ação como intelectual público, influenciando agendas de cooperação científica. Realizo este trabalho tanto como consultor (de agências governamentais e fundações), no desenvolvimento de agendas de cooperação acadêmica entre países em desenvolvimento (emergentes) e, especialmente, enquanto diretor-geral do Programa Sephis, diante do compromisso de combate à histórica dependência científica de contextos periféricos, em relação ao mainstream internacional. Fui professor e/ou pesquisador visitante no Japão (2001-2), Portugal (2003), Índia (2005-6), Holanda (desde 2003) e Alemanha (2012-2013, e 2015). Recebi bolsas e subsídios de pesquisa de CNPq, Ford Foundation, Sephis Programme, Freie Universität Berlin e Humboldt Universität, do Ministério Alemão da Educação e do Ministério de Cooperação para o Desenvolvimento da Holanda. Participo do conselho editorial do periódico eletrônico Global South, e de várias entidades de pesquisa e de associações cientificas.

Doutor | Adjunto | Curriculum Lattes
E-mail: dvgaia@hotmail.com

É Professor de História da antiguidade romana no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 2014). É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Foi antigo professor de História Antiga das Universidades Federais de Pelotas e do Pampa (de 2010 a 2014). Em 2013, concluiu seu doutorado em História econômica e social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e em História Social pela (USP), sob a orientação de Jean-Michel Carrié e de Norberto Guarinello e coorientação de Jean Andreau. Em 2009, concluiu seu mestrado em História Econômica e Social pela EHESS, sob a orientação de Jean Andreau. Em 2007, concluiu a graduação em História pela Universidade de Paris VIII (com diplomas revalidados pela USP). Em 2003, iniciou seus estudos em História na Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação de Renata B. Venturini. Atualmente, é coordenador da área de História Antiga da UFRJ (desde 2014) e do Laboratório de História Antiga - LHIA (desde 2014). É membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR/USP) e do Espaço Interdisciplinar de estudos da Antiguidade (ATRIUM/UFRJ). Desenvolve seu projeto de pesquisa e extensão sobre História econômica e social do mundo romano, entre os séculos III a.C. e VI d.C. Além de História econômica e social, também orienta, no quadro das atividades do Laboratório de História Antiga da UFRJ, pesquisadas ligadas à antropologia, gênero, história da arte, do direito, da cultura, das religiosidades e militar do mundo romano.

Doutor | Associado | PPGHC | Curriculum Lattes
E-mail: fslessa@uol.com.br

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Associado nível 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Laboratório de História Antiga e ao Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História da UFRJ e ao Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas (PPGLC) da Faculdade de Letras da UFRJ. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Laboratório de História Antiga (UFRJ), Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (UFF), ATRIUM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (UFRJ) e ARCHAI: As Origens do pensamento Ocidental (UnB). É membro colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de História, com ênfase em Grécia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Gênero e Relações de Poder, Feminino e Masculino em Atenas, Construção de Identidades e Alteridades na Pólis, Práticas Corporais Gregas e Práticas Esportivas na Grécia Antiga. Foi o primeiro diretor do Instituto de História da UFRJ, no período de janeiro de 2011 a julho de 2016.

Doutor | Adjunto | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: fcharbel@gmail.com

Professor de Teoria da História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em História pela UERJ, mestre e doutor em História Social da Cultura pela PUC-Rio, defendeu em Junho de 2008 a tese “Timoneiros: retórica, prudência e história em Maquiavel e Guicciardini”, publicada em 2010 pela Editora da Unicamp. Realizou, entre setembro de 2013 e Junho de 2014, pós-doutorado no Departamento de Literatura Comparada da New York University (NYU), com apoio da CAPES. Seu projeto de pesquisa atual trata de ficção histórica contemporânea. Tem experiência nas áreas de História e Estudos Literários, com ênfase em Teoria da História, História da Historiografia, História da Cultura e História Literária, atuado principalmente nos seguintes temas: Retórica, Historiografia do Renascimento, Teoria da História, Historiografia Contemporânea, Historiografia Literária (século XX) e crítica literária.

Doutor | Adjunto | PPGHIS, PPGHC e ProfFHISTÓRIA | Curriculum Lattes
E-mail: valecastro@superig.com.br

Professor Adjunto de História da América da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Pós-graduação em História Social (PPGHIS-UFRJ), do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ) e do Mestrado Profissionalizante em Ensino de História (ProfHistória-UFRJ). Desenvolve pesquisa sobre intelectuais latino-americanos que pensaram projetos nacionais e continentais nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX, com destaque para as diferentes formulações sobre o conceito de raça. Pesquisador do PEA (Programa de Estudos Americanos) da UFRJ. Graduado, Bacharelado e Licenciatura, em História pela Universidade Federal Fluminense em 1996, com mestrado em História Social pela mesma Universidade em 2001. Doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2007. Pós- Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, 2014.

Doutor | Associado | PPGHC | Curriculum Lattes
E-mail: escravo@prolink.com.br

Possui licenciatura em História pela UERJ (1990), bacharelado em Ciências Sociais pela UFRJ (1990), mestrado em História Social do Trabalho (1993) e doutorado em História Social (1997), ambas pela Unicamp. Atua como professor dos programas de pós-graduação em História Comparada (UFRJ) e História (UFBA). Tem publicado livros, coletâneas e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, atuando na área de Brasil colonial e pós-colonial, escravidão, Amazônia, fronteiras e campesinato negro. Em 2009 obteve a John Simon Guggenheim Foundation Fellowship. Foi pesquisador Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2013-2017). Desenvolve pesquisas em história comparada, cultura material, escravidão e pós-emancipação no Brasil, América Latina e Caribe, especialmente Venezuela, Colômbia, Guiana Francesa e Cuba. Atua no Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais e pós-coloniais (LEHA) do Instituto de História da UFRJ.

Doutor | Adjunto | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: gabrielcgc@terra.com.br

Possui Graduação em História pela Universidade de São Paulo (2001). Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (2002) Mestrado em História Social (medieval) pela Universidade de São Paulo (2007). Doutorando (2009-2011) pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Doutor em História, com menção máxima, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2013). Professor de História Medieval do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014-) e do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) da mesma instituição (2015-). Coordenador (2015-) do Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais (LATHIMM-USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia; teoria da história; história e literatura; semântica histórica, história dos conceitos; história do sentimento; eclesiologia, sociologia e estudos dos fatos religiosos medievais; dinâmicas sociais, níveis de cultura e relações de poder; monasticismo e eremitismo ocidentais.

Doutor | Adjunto | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: henriquebgusmao@gmail.com

Doutor em História Social pelo PPGHIS/UFRJ, defendeu, em 2011, a tese “Ficções purificadoras e atrozes. O projeto estético do teatro de Nelson Rodrigues”. Desde 2013, é professor adjunto do setor de Teoria e Metodologia da História da UFRJ, onde orienta pesquisas nas áreas de História Cultural, História Intelectual e História do Teatro. Atualmente, desenvolve o projeto “Perspectivas historiográficas do teatro de Nelson Rodrigues”, concentrando seus estudos nas seguintes questões: historicidade de modelos teatrais em disputa nos campos culturais, formas de apropriação de diversos materiais literários (especialmente romances) por dramaturgos, premissas e parâmetros que direcionaram a escrita da História do Teatro Brasileiro.

Doutora | Adjunta | Curriculum Lattes
E-mail: 

Possui graduação em História (UGF - Bacharelado e Licenciatura, 2006), especialização em História do Brasil (UFF, 2007), mestrado em História Moderna (UFF, 2009) e doutorado em História Social (UFF, 2013). Tem experiência na área de História Moderna e Contemporânea, com ênfase em História do Brasil, História do Rio de Janeiro e História do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos judiciais, arquivos permanentes, fontes judiciais, administração judiciária, administração colonial, governo da justiça, magistrados e tribunais. É autora do livro "Poder, Administração & Justiça: os Ouvidores Gerais no Rio de Janeiro (1624-1696)". Em 2009, sua dissertação de mestrado foi contemplada com o Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos - Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Sua tese de doutorado recebeu o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2013. Atualmente trabalha como professora adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutora | Associada | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: jacquehermann@uol.com.br

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (1996), Pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid (2005-2006), Pós-doutorado na USP/Cátedra Jaime Cortesão (2011-2012). Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa e orientação em Pós-graduação voltadas para os seguintes temas: messianismos e sebastianismos luso-brasileiros; cultura política e religiosidades luso-brasileiras, séculos XVI a XIX, União Ibérica (1580-1640) e questões de gênero. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Sacralidades - Estudos sobre Poder, Religião e Religiosidades no mundo ibero-americano (séculos XVI-XIX). Pesquisadora 1D do CNPq.

Doutor | Titular | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: jl.fragoso@uol.com.br

Possui graduação em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História econômica, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: colônia, império português, escravidão, história econômica das elites. Entre os prêmios: Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa (1991); Comenda da Ordem do Mérito Científico - Presidência da República (2010); Prêmio Jabuti - Ciências Humanas (2015).

Doutor | Associado | Curriculum Lattes
E-mail: jprodrigues@historia.ufrj.br

Graduou-se em História pela Universidade Estadual de Campinas (1995), onde também concluiu mestrado (1998) e doutorado em História (2002), com estágio sanduíche no King´s College da Universidade de Londres. Foi presidente da Seção de Minas Gerais da Associação Nacional de História (ANPUH-MG), entre 2004 e 2006 e seu conselheiro entre 2006 e 2012. Foi professor de História da América da Universidade Federal de São João del-Rei, onde dirigiu a criação do Programa de Pós-Graduação em História (mestrado), coordenando o mesmo entre 2008 e 2011. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense em 2012. É membro do Grupo de Pesquisa História, Cultura e Política (CNPq) e coordenador da Área de História da América do Instituto de História.

Doutor | Adjunto | Curriculum Vitae
E-mail: oharajrm@gmail.com

Doutor em História pela Unesp (FCL/Assis). Foi pesquisador visitante na Universiteit Leiden (2015/2016). Atualmente realiza estágio pós-doutoral na FCHS/Unesp-Franca. Tem experiência em pesquisas e/ou interesse nas áreas: Teoria da História; História da Historiografia; História Digital.

Doutor | Adjunto | PPGHC | Curriculum Lattes
E-mail: jvictoraraujos@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professor de História da América Colonial na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa de três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América portuguesa e espanhola e História Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação dos conhecimentos e das ciências; Inserção social e expansão territorial de ordens religiosas no período moderno; representações iconográficas da expansão ultramarina; saberes nas Américas. É docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (UFRJ), Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) e membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa do CFCH da UFRJ para área de Ciências Humanas desde novembro de 2015. É Vice-Coordenador da Área de História da América e Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC).

Doutor | Associado | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: jpadua@terra.com.br

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (1985), doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (1997) e pós-doutorado em História pela University of Oxford (2007). Atualmente é professor associado do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é um dos coordenadores do Laboratório de História e Natureza. Foi presidente, de 2010 a 2015, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). É fellow do Rachel Carson Center for Environment and Society (Ludwig-Maximilians-Universität, Munique) e foi membro, entre 2013 e 2015, do Conselho Diretor do International Consortium of Environmental History Organizations. Fez parte do colégio de consultores na criação do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, do qual é membro do Comitê Científico. É membro do conselho editorial dos periódicos Ambiente & Sociedade; Environment and History; Ecologia Política; Global Environment; História, Ciências, Saúde – Manguinhos; Oecology: International Review of Environmental History; e Revista de História Regional. Como especialista em história ambiental e política ambiental, deu cursos, proferiu conferências e participou de trabalhos de campo em mais de 40 países. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, história territorial, história regional, história das florestas e agroecossistemas, história da ciência, história das ideias sobre a natureza, história das políticas ambientais e políticas de desenvolvimento sustentável.

Doutora | Associada | ProfHISTÓRIA | Curriculum Lattes
E-mail: jbeatrizufrj@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1996), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América. Atuando principalmente nos seguintes temas: Igreja Católica, expansão portuguesa ultramarina, devoção mariana.

Doutora | Titular | PPGHC | Curriculum Lattes
E-mail: leila.rlk@terra.com.br

Concluiu o doutorado em Historia Social pela UFRJ em 1996. Possui Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora Titular do Instituto de História da UFRJ, atuando na graduação e na Pós-graduação. Possui publicações e orienta monografias, dissertações e teses relacionadas à produção intelectual eclesiástica nos reinos romano-germânicos, foco das suas pesquisas. É, juntamente com os professores Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva e Paulo Duarte Silva, coordenadora do Programa de Estudos Medievais (UFRJ): http://www.pem.historia.ufrj.br/. Atualmente, é Pró-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa (UFRJ)

Doutora | Adjunta | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: lise@sedrez.com

É Professora Adjunta de História da América no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Estudos de Políticas Ambientais pelo New Jersey Institute of Technology (1998), mestrado e doutorado em História da América Latina pela Stanford University (2005). Foi professora na California State University, Long Beach, de 2005 a 2011. Recebeu a National Endowment for the Humanities Fellowship para o ano de 2010-2011. Foi coordenadora da Área de História da América no Instituto de História da UFRJ entre 2011 e 2014, e editora responsável da TOPOI. Revista de História, entre 2011 e 2015. É atualmente vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ. Tem experiência na área de História das Américas, com ênfase em História Ambiental e História Urbana. Seus principais temas de pesquisa são: história ambiental urbana, ambientalismo, clientelismo, história digital, desastres sócio-ambientais e Baía de Guanabara. Em 2016, concluiu seus estudos de pós-doutorado no Rachel Carson Center for Environment and Society, em Munique, Alemanha.

Doutora | Adjunta | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: luizalarangeira34@gmail.com

É professora adjunta no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 2013. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), mestrado (2005) e doutorado (2010) em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Entre janeiro de 2011 e julho de 2013, foi bolsista de Pós-Doutorado CAPES/PNPD, vinculada ao Departamento de História da PUC-Rio. Atualmente, integra o Comitê Editorial da TOPOI. Revista de História, vinculada ao Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História, História Intelectual e História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: história intelectual e literatura anglo-americana e brasileira dos séculos XIX e XX e história do pensamento social brasileiro.

Doutor | Associado | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: mlbretas@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1988), doutorado em História - The Open University (1995) e pós-doutorado na Université de Lille 1 (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: polícia, Rio de Janeiro, crime e prisão.

Doutora | Adjunta | Curriculum Lattes
E-mail: cidamota@centroin.com.br

Bacharel e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (Real Gabinete Português de Leitura). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Intelectual, História Cultural e Teoria e Metodologia da História. Dedica-se especialmente ao estudo das ideias de civilização, nação, tradição, progresso e modernidade; à historiografia e à literatura oitocentistas no Brasil e em Portugal; e às interpretações do Brasil nos séculos XIX e XX.

Doutora | Associada | Curriculum Lattes
E-mail: mariabeatriz.demelloesouza@pq.cnpq.br

É Doutora em História da Arte pela Université de Paris Panthéon-Sorbonne (Paris I) desde 1996 e Bacharel em História da Arte por Bates College (E.U.A.) desde 1985. Desde 1998 ingressou para o Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em primeiro lugar no concurso público para Professora Adjunta de História Medieval. Desde 1998 leciona e pesquisa no Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS/UFRJ). Trata-se de um Programa de excelência, já que foi avaliado com grau seis pela Capes em vários triênios. Suas linhas de pesquisa atuais são: iconografia cristã, circulação de imagens no império português e culto de imagens na Europa e na América Portuguesa, com ênfase nos séculos XV-XVIII. Suas publicações enfatizam a história de imagens da Virgem Maria e a iconografia cristã. Atualmente, como Professora Associada II, coordena o Centro de História da Arte (CHA), Grupo Diretório de Pesquisa do CNPq que fundou no Instituto de História (IH, antigo Departamento de História) da UFRJ, com membros de diversas universidades. Coordena o projeto de pesquisa em equipe "Arte e Devoção: Quatro Séculos de História do Livro Ilustrado", que enfoca o acervo da Real Biblioteca Portuguesa. São estudados livros manuscritos com iluminuras, gravuras e livros com estampas publicados na Europa nos séculos XVI-XVIII com exemplares em acervos públicos na cidade do Rio de Janeiro. Este projeto conta o apoio financeiro do CNPq (mediante vários editais e bolsas PIBIC), Petrobrás (por meio da Lei Rouanet, após seleção pública de 141 projetos entre 3736), Faperj (dois tipos de bolsa e Edital 13/2008), Banco do Brasil (seleção pública) e UFRJ (bolsas apoio). O principal produto deste grupo de pesquisa é o Portal IMAGO, Imagens Cristãs no Brasil, que já está adiantado. Arte e Devoção foi um dos três projetos selecionados na área de Artes para se beneficiar do Edital Universal 14-2012 do CNPq.

Doutora | Titular | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: mp-araujo@uol.com.br

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1989), doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ (1998), pós-doutorado (com bolsa da CAPES) no Instituto de Desarrollo Económico y Social (IDES) na Argentina (2007) e Pós doutorado sênior (também com bolsa da CAPES) no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, onde atuou como investigadora visitante, desenvolvendo pesquisa sobre a transição política portuguesa (2015). É professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde integra o Programa de Pós Graduação em História Social (PPGHIS). Tem experiência na área de História Contemporânea, com ênfase em Política e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: memória; história oral, imprensa; grupos, partidos e organizações de esquerda; ditaduras e resistências; processos de redemocratização e justiça de transição. Participa do Laboratório de Estudos do Tempo Presente e do Grupo de Estudos da Ditadura Militar. Integra a Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (REFAT). Integra também a Rede “Conexões lusófonas: ditaduras e democracias em português” e o Grupo - Imprensa e Circulação de Ideias: o papel de jornais e revistas nos séculos XIX e XX. É bolsista de produtividade do CNPq (Nível 2)

Doutora | Associada | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: martamega@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), doutorado em História Social (2000) e pós-doutorado na área de Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2007). Desde 1997 é professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em História Social e também no Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional. Com especialização na área da História Antiga grega, atua em pesquisas de História do Gênero e História social das mulheres; história comparada do pensamento político; política e sociedade no mundo grego antigo; historiografia e teoria da História.

Doutora | Associada | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: monica.grin@gmail.com

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1991), mestrado em História - Brown University (1995) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2001). É professor associado III da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordena desde 2008 o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ entre 2012 e 2016. Foi professora visitante na Universidade de Salamanca. Foi Jovem Cientista da Faperj. É professora colaboradora do EAD em História da UNIRIO, desde 2009. Pesquisa na área de História Contemporânea, com ênfase em racismo, pós-abolição, antissemitismo, holocausto, judeus no Brasil, multiculturalismo e história dos sentimentos morais. É autora, entre outros, de Raça: debate público no Brasil (2010) e, em coautoria com Michel Gherman, Identidades ambivalentes: estudos judaicos no Brasil e seus dilemas (2016).

Doutora | Adjunta | PPGHIS e ProfHISTÓRIA | Curriculum Lattes
E-mail: monicalima@historia.ufrj.br

Professora de História da África, do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PPGEH) do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) no IH-UFRJ. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com tese em História da África e história dos africanos no Brasil. Graduada em História pela UFRJ, fez o Mestrado em Estudos de África no Colégio de México, na Cidade do México. Tem longa experiência docente, atuando desde 1992 com ensino de história da África, da diáspora africana e dos africanos no Brasil em cursos de graduação e pós-graduação. Realizou pesquisas em arquivos e centros de documentação na África, na Europa e no Brasil. Ministrou conferencias e publicou artigos, no Brasil e no exterior, sobre história da África, da diáspora africana e ensino de história da África e dos africanos no Brasil. Foi professora de História na Educação Básica na rede pública estadual do Rio de Janeiro e no Colégio de Aplicação da UFRJ (1984-2010), tendo ocupado nessa instituição cargos de direção na área de formação de professores.

Doutor | Adjunto | PPGHIS e PPGHC | Curriculum Lattes
E-mail: meihy1@yahoo.com.br

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Estudos Árabes e Islâmicos pela Universidad Autónoma de Madrid (2012), e doutorado em Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Professor Adjunto de História Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Oriente Médio, África, Orientalismo, Pós-colonialismo, Vocabulário político árabe, e árabes no Brasil.

Doutora | Associada | Curriculum Lattes
E-mail: ncortes.ufrj@gmail.com

Diretora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Historiadora formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986); Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio (1991); Doutora em Ciências Humanas (Ciência Política) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2001). Fez estudos pós-doutorais em História da Filosofia na Fundación José Ortega y Gasset, Madri, Espanha (2010); e também possui Pós-doutorado em História da Cultura na Universidade de São Paulo - USP (2013). É professora associada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ). Seus estudos e produção intelectual inscrevem-se na área de Teoria e Filosofia da História e cuidam destes temas: história intelectual; história da ideia de história; história, cultura e ludicidade no Brasil republicano.

Doutor | Adjunto | Currculum Vitae
E-mail: nunofragosovidal@gmail.com

Professor de "História da África", UFRJ. Doutorado pelo King's College - University of London, 2002 (tese sobre a gênese e desenvolvimento do sistema político Angolano; área científica de Political Studies - Africa), Mestrado em Estudos Africanos (Lisboa-ISCTE-IUL, 1997; Interdisciplinar, dissertação com pesquisa de campo em Malange-Angola nos anos de 1994-95), Licenciatura em Relações Internacionais (Lisboa-UAL, 1993); 2 Pós-Doutorados - 1º (2002-2005), Universidade de Coimbra-FEUC (área de História/Ciência Política - África, 'A evolução recente do sistema político Angolano'), 2º, 2006-2012, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (área de Ciência Política/História - África), 'Transições políticas e econômicas em países Africanos' - estudos de caso e pesquisa de campo em Angola, Tanzânia, República Democrática do Congo, Moçambique, África do Sul. Professor convidado de "Sistemas políticos africanos pós-coloniais" no curso de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra nos anos letivos de 2005/2006 e 2006/2007. Autor de publicações em vários países, incluindo 'Angola: The Weight of History' com Patrick Chabal (Columbia University Press & Hurst, 2007); 'O Processo de Transição para o Multipartidarismo em Angola' (Universidade Católica de Angola, 2006, 2007, 2008), 'Sociedade Civil e Política em Angola' (2007, 2008), 'Economia Política em Angola' (2011) editados com Justino Pinto de Andrade; 'Southern Africa, Civil Society, Politics', com Patrick Chabal (2009) e 'Poverty Eradication in Southern Africa (2011), para além de vários artigos em revistas indexadas Scopus, Web of Science, Scimago. Pesquisador principal (PI) de projeto de pesquisa financiado por agência de fomento, "Pluralism-Democratization and Electoral Integrity in Angola and Mozambique", com a Universidade Católica de Angola, Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique e CEI-ISCTE-IUL - Lisboa, para o período de 2018-2022, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Aga Khan Development Network (www.pdeiam.com). Anteriormente envolvido como pesquisador em vários outros projetos internacionais, filiados e/ou financiados: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Universidade de Coimbra, Universidade Católica de Angola, Chatam House-UK, Department for International Development-UK; Southern Africa Trust-África do Sul; Netherlands Institute for Southern Africa-Holanda; Media Institute for Southern Africa-África do Sul; Christian Aid-UK, Open Society Initiative for Southern Africa-Angola, Oxfam-Novib-Holanda. Organizou/co-organizou várias conferências internacionais na área dos Estudos Africanos (Rio de Janeiro-Cefet-RJ/SESC 2018; Rio de Janeiro-Cefet-RJ/SESC 2016; Bruxelas-Parlamento Europeu 2009; London-School of Oriental and African Studies 2010; Wageningen University-Holanda 2010; Bruxelas-Nações Unidas, 2011; Lisboa-Portugal 2004, 2008, 2011; Luanda-Universidade Católica de Angola 2004, 2006, 2009, 2011, 2015; Benguela-Angola 2010; Lubango-Angola 2010, Huambo-Angola 2010). Comunicações como convidado em várias conferências internacionais (e.g. Departamento de Estado Norte Americano, Parlamento Europeu, Nações Unidas, Georgetown University, Brown University, Cornell University, University of South Carolina, Witwatersrand University - South Africa, Academia de Ciências de Moscou, Al Akhawayn University-Marrocos, Universidade Católica de Angola, Universidade Eduardo Mondlane-Moçambique, entre outras). Longa experiência como pesquisador de campo e consultor em Governação, Estado, Sociedade Civil e Direitos Humanos; trabalhou em países como Angola, África do Sul, Moçambique, Tanzânia e República Democrática do Congo.

Doutor | Adjunto | PPGHC | Curriculum Lattes
E-mail: pauloduartexxi@hotmail.com

Professor Adjunto A da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestre (2009) e Doutor (2014) pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada da mesma instituição (PPGHC-UFRJ). Atuou como Professor substituto em História Medieval pela UFRJ em 2010. Entre julho e dezembro de 2013 atuou como Professor Horista da Fundação Getúlio Vargas; entre março e junho de 2014 atuou como Professor Substituto de História Medieval I na Universidade La Salle (Niterói-RJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Sermões e pregação medieval; Igreja Medieval; Calendário e festas cristãs; Concílios da Igreja Medieval; Idade Média e Medievalidade; Reinos Bárbaros/Romano-Germânicos do Ocidente. É, juntamente com as Professoras Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva e Leila Rodrigues da Silva, coordenador do Programa de Estudos Medievais. http://pem.historia.ufrj.br/

Doutor | Adjunto | Curriculum Lattes
E-mail: phpacha@gmail.com

Professor de História Medieval na Universidade Federal Fluminense (PUCG) desde 2017. Membro do grupo de pesquisa NIEP-Marx-PréK (subseção do NIEP-MARX). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009); Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2012); e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2015) com período de estágio no Centro de Ciencias Humanas y Sociales del CSIC (Madri - Espanha, 2013), com bolsa de pesquisa do programa PDSE-CAPES, e na Casa de Velázquez (Madri - Espanha, 2015), com bolsa de pesquisa da própria instituição. Realizou pesquisa pós-doutoral no Institut für Mittelalterforschung (Viena - Áustria, 2016), com bolsa de pesquisa da Österreichischen Akademie der Wissenschaften (programa Joint Excellence in Science & Humanities); e também na Universität Hamburg (Hamburgo - Alemanha, 2016-2017), com bolsa da Fritz Thyssen Stiftung. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: dom, relações de dependência pessoal, santidade, formas de intercâmbio, integração, identidade e etnicidade.

Doutor | Adjunto | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mails: paulofontes@historia.ufrj.br ou pfontes@mandic.com.br

Possui graduação em história pela USP (1989), mestre (1996) e doutor em história social pela Unicamp. Fez estágio de pós doutoramento no International Institute of Social History, Holanda (2013) e na Humboldt University, Alemanha (2014). Foi professor da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV) entre 2008 e 2018. Foi também professor visitante nas Universidades de Duke (2004) e Princeton  (2006/7) nos Estados Unidos. Atualmente é professor adjunto na área de história do Brasil do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Estudos da História dos Mundos do Trabalho (LEHMT). É autor de vários artigos e livros sobre a história social do trabalho no Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Dedica-se ao ensino de história do Brasil Republicano e desenvolve pesquisas sobre temas como sindicalismo; movimentos sociais; interconexões entre classe, raça e gênero; cultura operária; (des)industrialização, entre outros. Seu livro, Um Nordeste em São Paulo. Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista  foi o vencedor do I Thomas Skidmore Prize, sendo publicado em inglês em  2016. É atualmente pesquisador, na categoria Produtividade em Pesquisa, do CNPq.

Doutora | Associada | ProfHISTÓRIA | Curriculum Lattes
E-mail: rmbustamante@terra.com.br

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ (1983), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ (1990) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense / UFF (1998). Atualmente, é Professora Associada da UFRJ, vinculada ao Instituto de História, sendo docente dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em História e Curso de Mestrado Profissional de Ensino de História do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PPGEH) em rede nacional / ProfHistória. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Laboratório de História Antiga (UFRJ), Laboratório de Estudos do Império Romano (USP, UFOP, UFES, UFG, UNESP Franca, UFRB e UFRJ), grupo ATRIVM (Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade) do Departamento de Letras Clássicas / UFRJ e Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFMG e UFRJ). Co-editora científica da Revista Phoînix (ISSN 1413-5787). Atua na área de História Antiga, com ênfases em: Antiguidade Romana, desenvolvendo pesquisa em África Romana, identidade/alteridade e imagética, e Ensino de História, particularmente em Educação Patrimonial, documentos e o seu uso na produção e no ensino do conhecimento histórico escolar.

Doutor | Titular | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: renato.lemos@globo.com

Tem graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997). Pós-doutorado em história do Brasil no CPDOC-FGV (2007) e na Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é professor titular do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (LEMP), grupo de pesquisa reconhecido pelo CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: militares e política, ditadura militar, justiça militar, anistia, Benjamin Constant, republicanismo e proclamação da República.

Doutor | Adjunto | Curriculum Lattes
E-mail: ricardocastro@ufrj.br 

Licenciado (1986), bacharel (1987), mestre (1993) e doutor (1999) em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Adjunto de História Contemporânea no Instituto de História (IH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de História Social e Política, com ênfase em Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: História política brasileira do século XX, com ênfase nas esquerdas brasileiras (comunistas, socialistas, trotskistas, principalmente). Trabalha também com a história política e cultural das direitas, com ênfase no Negacionismo do Holocausto e no Conspiracionismo (Conspiracy Theory).

Doutor | Adjunto | Curriculum Lattes
E-mail:

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), graduação em História pela Universidade Gama Filho (2003), especialização em História do Século XX pela Universidade Candido Mendes (2005) e mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2007 e 2013, respectivamente). Atualmente é docente de História da América no Instituto de Hstória da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ). Também já atuou como professor da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, entre 2006 e 2018, já tendo trabalhado como professor auxiliar no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ/ Universidade Candido Mendes), entre 2007 e 2016, e professor substituto em História da América no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ), no período 2010-2011. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e dos Estados Unidos no período pós-1945, e é membro fundador da Rede de Estudos dos Estados Unidos (REEUA). Durante as graduações, desenvolveu trabalhos sobre a relação entre a imprensa brasileira e o segundo governo Vargas, com ênfase na crise de 1954. A partir da pós-graduação, seus principais temas de reflexão foram os seguintes: os anos 1960; história da esquerda americana, com ênfase na Nova Esquerda; movimentos estudantis; ideologias políticas nos Estados Unidos, não-violência, direitos civis e movimentos sociais americanos na década de 60. No doutorado, desenvolveu uma pesquisa sobre a principal publicação conservadora americana no pós-2ª Guerra Mundial, "National Review" e seus posicionamentos sobre o movimento dos direitos civis, as relações raciais nos EUA e o liberalismo norte-americano.

Doutora | Adjunta | Curriculum Lattes
E-mail: sabcorreia@gmail.com 

Professora Adjunta de História Contemporânea no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Investigadora colaboradora de História Contemporânea Portuguesa e Europeia no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Foi investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa até 2013, especialmente focada na história cultural e política; na história comparada; na cultura e memória, particularmente de guerra; e na história oral. Licenciada em História pela Universidade do Minho (2004) e doutorada pela Universidade Nova de Lisboa com o projeto intitulado "A política da memória da I Guerra Mundial em Portugal, 1918-1933. Entre a experiência e o mito" (2011). Coordenou, entre 2009 e 2011, a criação do Arquivo de História Oral da Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (1970-1977). No ano de 2012 foi Fulbright Scholar na Brown University. Desenvolveu o projeto de pós-doutoramento, entre a Universidade Nova de Lisboa e a Brown University. Projeto que visa realizar uma abordagem comparativa dos regimes memoriais da guerra colonial em França (Argélia, 1954-1962) e das guerras coloniais em Portugal (Angola, Moçambique e Guiné, 1961-1974).

Doutor | Adjunto | Curriculum Vitae
E-mail: v_liebel@yahoo.de

Pós-doutorando do PPG-História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador associado do Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC-UFF). Historiador pela UFPR (2003) com mestrado em História na linha de pesquisa "Cultura e Poder" da mesma instituição, grau obtido em 2006. Doutor em Ciência Política na linha de pesquisa "Politik und Kultur" no Instituto Otto-Suhr da Universidade Livre de Berlim (FU-Berlin), com bolsa integral do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), estudo que foi defendido e publicado em 2011 sob o título Politische Karikaturen und die Grenzen des Humors und der Gewalt. Em 2012 foi aceito no Programa de Pós-doutorado em História na Universidade de São Paulo (USP), para o qual recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tendo finalizado o PD em 2014. No mesmo ano recebeu uma bolsa PNPD da Capes, iniciando projeto de pesquisa pós-doutoral junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e atuando como pesquisador e professor colaborador do PPG-História da mesma instituição, atividades que tiveram fim no ano de 2017. É pesquisador associado do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes (Niej), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de História Política, História do Brasil República, História Contemporânea, História Cultural do Político e Ciência Política, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Totalitarismo, Autoritarismo, Nazismo, Fascismo, Estado Novo, Democracia, Violência Política, Antissemitismo e Cultura e Poder. Possui experiência também em Metodologias de Pesquisa Qualitativas, em especial no Método Documentário, e em Filosofia Política, com ênfase na obra de Hannah Arendt.

Doutor | Associado | PPGHIS | Curriculum Lattes 
E-mail: vizecksohn@gmail.com

Professor do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade de New Hampshire. Fez pós-doutorado no Departamento de História da Brown University, atuando como professor visitante da mesma instituição em 2011. Foi bolsista do Gilder Lehrman Institute of American History (2005), da Comissão Fulbright (2011), do Gilder Lehrman Center for the Study of Slavery, Resistance, and Abolition/Yale University (2015) e da John Carter Brown Library (2017). Seus interesses de pesquisa incluem os estudos comparativos sobre militares e sobre a administração pública no Brasil e nos Estados Unidos durante o século XIX, com ênfase na História do Recrutamento militar, nas comparações a respeito do impacto das guerras externas sobre os processos de formação dos Estados nacionais e no pensamento político no Brasil e nas Américas. Por meio de comparações realiza pesquisas sobre a expansão do poder público, especialmente no que se refere ao avanço dos processos de extração de impostos e de soldados. Seu mais recente livro é “Slavery and War in the Americas: Race, Citizenship and State Building in the United States and Brazil, 1861-1870”, publicado pela University of Virginia Press. O livro foi laureado com a menção honrosa da Brazil Section da Latin American Studies Association em 2015.

Doutor | Adjunto | Curriculum Lattes
E-mail: wagnerpphistory@gmail.com

É Historiador. Bacharel (1999) e Licenciado (2001) em História, Mestre (2003) e Doutor (2008) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde também realizou o Pós-Doutorado (2010). Atualmente é Professor Adjunto de História da América e História do Audiovisual nos cursos de graduação de Bacharelado em História e de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realiza também pós-doutoramento no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e atua como Coordenador Acadêmico-Científico da Cátedra José Bonifácio (CJB-USP), Coordenador do grupo do Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades (LHISCA) e Editor-Chefe da revista Poder & Cultura (ISSN:2359-1072. http://www.poderecultura.com). Tem experiência na área de História e Relações Internacionais, com ênfase em História das Américas, História das Relações Internacionais, História Contemporânea e História da Cultura Audiovisual (Cinema, Televisão e Música), atuando principalmente nos seguintes temas: Regimes Autoritários; Fascismos Europeus; Populismos Latino-Americanos; História da Américas e da Europa no Período Contemporâneo; Política Cultural, Cinema e Propaganda nos Regimes de Política de Massas (Nazismo, Fascismo, Salazarismo, Franquismo, Varguismo, Cardenismo e Peronismo) e nos Estados Unidos da América sob o Governo de Franklin Delano Roosevelt; Hollywood, Indústria Cultural e Cultura da Mídia na Era da Sociedade do Espetáculo.

Doutor | Adjunto | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: williamsmartins@uol.com.br

Possui graduação em História pela UFF (1993), Mestrado em História pela mesma Universidade (1996) e Doutorado em História Social pela USP (2001). Em agosto de 2010 assumiu o cargo de professor adjunto de História Moderna do Departamento de História da UFRJ. Nesta instituição, ingressou também no corpo docente do PPGHIS. Entre 2009 e 2010 atuou no Programa de Mestrado em História da USS. Entre 2006 e 2008 foi professor substituto da UNIRIO e sub-coordenador do Curso de História da UGF. Entre 2002 e 2010, foi professor de História da UGF e das Faculdades Integradas Simonsen. Entre 1995-1997 e 2001-2002 foi professor de História da Rede Municipal do Rio de Janeiro, onde lecionou no ensino fundamental. Tem experiência no ensino superior de História, com ênfase em História do Brasil, nos períodos colonial e imperial e História Moderna. No que tange às atividades de pesquisa, já trabalhou com as seguintes temáticas: ordens terceiras no Rio de Janeiro colonial; festas religiosas no Rio de Janeiro do século XIX; modelos de santidade feminina na América portuguesa; e o Convento da Ajuda do Rio de Janeiro (1750-1822). Participa dos seguintes grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Ecclesia - Grupo de Estudos de História do catolicismo (UNIRIO); Cia das Índias: Núcleo de História Ibérica e Colonial da Época Moderna (UFF); Antigo Regime nos Trópicos (ART-UFRJ) e Sacralidades (UFRJ).

Topo