História da África

Doutor | Adjunto | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: c.pinheiro.ufrj@gmail.com

Minha trajetória profissional está marcada pela transitividade disciplinar – entre História, Antropologia e Sociologia – e por trânsitos geográficos entre contextos pós-coloniais, especialmente conectando Brasil, sudeste asiático e África. Um dos principais focos de minha agenda reside na investigação sobre colonialismo, pós-colonialismo e aspectos da institucionalização do poder, comparando diferentes contextos do Sul Global. Minha atuação como pesquisador se complementa por um compromisso com a docência, a divulgação científica e a ação como intelectual público, influenciando agendas de cooperação científica. Realizo este trabalho tanto como consultor (de agências governamentais e fundações), no desenvolvimento de agendas de cooperação acadêmica entre países em desenvolvimento (emergentes) e, especialmente, enquanto diretor-geral do Programa Sephis, diante do compromisso de combate à histórica dependência científica de contextos periféricos, em relação ao mainstream internacional. Fui professor e/ou pesquisador visitante no Japão (2001-2), Portugal (2003), Índia (2005-6), Holanda (desde 2003) e Alemanha (2012-2013, e 2015). Recebi bolsas e subsídios de pesquisa de CNPq, Ford Foundation, Sephis Programme, Freie Universität Berlin e Humboldt Universität, do Ministério Alemão da Educação e do Ministério de Cooperação para o Desenvolvimento da Holanda. Participo do conselho editorial do periódico eletrônico Global South, e de várias entidades de pesquisa e de associações cientificas.

Doutor | Adjunto | Currculum Vitae
E-mail: nunofragosovidal@gmail.com

Professor de "História da África", UFRJ. Doutorado pelo King's College - University of London, 2002 (tese sobre a gênese e desenvolvimento do sistema político Angolano; área científica de Political Studies - Africa), Mestrado em Estudos Africanos (Lisboa-ISCTE-IUL, 1997; Interdisciplinar, dissertação com pesquisa de campo em Malange-Angola nos anos de 1994-95), Licenciatura em Relações Internacionais (Lisboa-UAL, 1993); 2 Pós-Doutorados - 1º (2002-2005), Universidade de Coimbra-FEUC (área de História/Ciência Política - África, 'A evolução recente do sistema político Angolano'), 2º, 2006-2012, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (área de Ciência Política/História - África), 'Transições políticas e econômicas em países Africanos' - estudos de caso e pesquisa de campo em Angola, Tanzânia, República Democrática do Congo, Moçambique, África do Sul. Professor convidado de "Sistemas políticos africanos pós-coloniais" no curso de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra nos anos letivos de 2005/2006 e 2006/2007. Autor de publicações em vários países, incluindo 'Angola: The Weight of History' com Patrick Chabal (Columbia University Press & Hurst, 2007); 'O Processo de Transição para o Multipartidarismo em Angola' (Universidade Católica de Angola, 2006, 2007, 2008), 'Sociedade Civil e Política em Angola' (2007, 2008), 'Economia Política em Angola' (2011) editados com Justino Pinto de Andrade; 'Southern Africa, Civil Society, Politics', com Patrick Chabal (2009) e 'Poverty Eradication in Southern Africa (2011), para além de vários artigos em revistas indexadas Scopus, Web of Science, Scimago. Pesquisador principal (PI) de projeto de pesquisa financiado por agência de fomento, "Pluralism-Democratization and Electoral Integrity in Angola and Mozambique", com a Universidade Católica de Angola, Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique e CEI-ISCTE-IUL - Lisboa, para o período de 2018-2022, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Aga Khan Development Network (www.pdeiam.com). Anteriormente envolvido como pesquisador em vários outros projetos internacionais, filiados e/ou financiados: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Universidade de Coimbra, Universidade Católica de Angola, Chatam House-UK, Department for International Development-UK; Southern Africa Trust-África do Sul; Netherlands Institute for Southern Africa-Holanda; Media Institute for Southern Africa-África do Sul; Christian Aid-UK, Open Society Initiative for Southern Africa-Angola, Oxfam-Novib-Holanda. Organizou/co-organizou várias conferências internacionais na área dos Estudos Africanos (Rio de Janeiro-Cefet-RJ/SESC 2018; Rio de Janeiro-Cefet-RJ/SESC 2016; Bruxelas-Parlamento Europeu 2009; London-School of Oriental and African Studies 2010; Wageningen University-Holanda 2010; Bruxelas-Nações Unidas, 2011; Lisboa-Portugal 2004, 2008, 2011; Luanda-Universidade Católica de Angola 2004, 2006, 2009, 2011, 2015; Benguela-Angola 2010; Lubango-Angola 2010, Huambo-Angola 2010). Comunicações como convidado em várias conferências internacionais (e.g. Departamento de Estado Norte Americano, Parlamento Europeu, Nações Unidas, Georgetown University, Brown University, Cornell University, University of South Carolina, Witwatersrand University - South Africa, Academia de Ciências de Moscou, Al Akhawayn University-Marrocos, Universidade Católica de Angola, Universidade Eduardo Mondlane-Moçambique, entre outras). Longa experiência como pesquisador de campo e consultor em Governação, Estado, Sociedade Civil e Direitos Humanos; trabalhou em países como Angola, África do Sul, Moçambique, Tanzânia e República Democrática do Congo.

Doutora | Adjunta | Curriculum Lattes
E-mail: rah.brescia@gmail.com

Doutora e Mestre em História Social da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em História da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS e Doutora pela UNIVERSITÉ DE BORDEAUX MONTAIGNE. Suas áreas de interesse e trabalho transitam no campo da história intelectual e política da África de expressão francesa no século XX, voltando-se principalmente para o Movimento da Négritude e do Pan-africanismo, por meio da revista Présence Africaine, assim como para as independências dos países oeste-africanos. (Texto informado pelo autor)